Os jogos da fome (Os jogos da fome #1)

Título original: The hunger games
Autor: Suzanne Collins
Nº de páginas: 254
Preço: 14,90€
Editora: Editorial Presença
Coleção: Os jogos da fome

"Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitólio, governa dos dozes distritos com mão de ferro. Todos os distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida...
Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem... Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção cientifica."


Citações
"A Effie Trinket volta para o pódio, alisa a tira de papel e lê o nome numa voz alta e clara. E não sou eu.
É Primrose Everdeen."

"De repente, sinto-me furiosa, porque com a minha vida em risco, eles nem sequer têm a decência de prestar atenção. Sou empurrada para segundo plano por um leitão morto. Sinto o coração a bater com força, o rosto a arder. Sem pensar, tiro uma flecha da aljava e atiro-a diretamente à mesa dos Produtores. Oiço gritos de alarme e vejo as pessoas recuar aos tropeções. A flecha perfura a maçã na boca do leitão e prende-a à parede por detrás. Toda a gente olha incrédula para mim.
- Obrigada pela vossa consideração - grito-lhes. Depois faço uma pequena vénia e sigo diretamente para a saída sem esperar que me dispensem."

"- Não me parece que isso vá resultar. Vencer... não vai ajudar no meu caso - conclui o Peeta.
- Porque não? - pergunta o Caesar, perplexo.
O Peeta fica corado como um tomate e responde, gaguejando: - Porque... porque... ela está aqui comigo.

"Quando entro na clareira, ela está no chão, presa numa rede, sem saída. Tem apenas tempo para me estender a mão através da malha e dizer o meu nome antes de a lança penetrar no corpo dela."

Personagens
  • Katniss Everdeen
  • Peeta Mellark
  • Gale
  • Primrose Everdeen
  • Rue
  • Haymitch
  • Effie Trinket
Excerto
Podes ler aqui um excerto do livro.

Adaptação
4*

Comentários