domingo, 10 de maio de 2015

Um homem com sorte

Título original: The lucky one
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 284
Preço: 12,99€
Editora: Editorial Presença

"Durante a maior parte da sua vida, Logan Thibault foi um homem que em tudo se podia considerar comum. Porém, nada de comum havia naquilo que estava prestes a acontecer-lhe. Quando encontra uma fotografia de uma mulher durante a guerra do Iraque, Logan Thibault passa, inexplicavelmente, a ser um homem com a sorte do seu lado, que sobrevive, sem ferimentos graves, a situações de indescritível perigo. A fotografia, que nunca ninguém chegou a reclamar, começa a ser encarada como um talismã e, de regresso aos E.U.A, Thibault não consegue deixar de pensar na mulher que lhe salvou a vida. Decidido a encontrá-la, percorre o país à sua procura, mas, assim que a encontra, o desenrolar dos acontecimentos foge rapidamente ao seu controlo, e o segredo que o transporta consigo poderá custar-lhe tudo aquilo que lhe é querido."

Opinião
Logan Thibault considerava-se um homem normal até encontrar num deserto do Kuwait uma fotografia de uma mulher. A fotografia não lhe pertencia, e ele tenta encontrar o seu verdadeiro dono, mas esta nunca chega a ser reclamada. Logan fica assim com ela. Enquanto a mantém no bolso, apercebe-se que os perigos a que está exposto não o atingem e que a sorte está do seu lado.

Quando volta da guerra do Iraque, Logan decide que tem de encontrar a mulher da fotografia para, de certo modo, agradecer o facto de ainda estar vivo. Faz assim uma viagem a pé desde o Colorado até Hampton, uma cidade na Carolina do Norte. Quando a encontra, descobre que Beth - o nome da mulher da fotografia - tem um filho e já foi casada. Logan oferece-se para trabalhar no canil da família e começa a desenvolver desde logo uma relação com o filho de Beth.

No entanto, a relação de Logan e Beth é um pouco fria ao início, mas vai crescendo à medida que a história se desenrola.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que todos os livros tem pontos fortes e fracos e à medida que vamos conhecendo um autor conseguimos avaliar melhor os seus livros.

Gostei muito da personagem da Nana. Achei que ela era super divertida, mas devo admitir que passei o livro todo com o coração nas mãos por causa dela (não posso contar porquê, senão é spoiler).

Achei que a relação entre a Beth e o Logan foi um bocado precipitada. O começo foi lento, mas a parte do romance caiu um bocado do céu.

Houve menos drama neste livro do que o normal do Nicholas Sparks. Gosto disso, não sou muito dada a drama e confesso que é a parte que menos gosto nos seus livros.

A parte dos cães também me agradou. O Zeus é um amigo leal e bastante obediente. Às vezes os animais conseguem ser melhores companhias que muitas pessoas. Acho que deu um lado diferente ao livro, uma abordagem a um tema diferente.

Por último resta-me apenas dizer que agora só falta ver o filme.

Citações
"Até ter encontrado a fotografia, a vida de Thibault decorrera como ele há muito a planeara."

"- Houve uma razão para encontrares a fotografia. Ninguém a reclamou por uma razão. Hoje pegaste nela por uma razão. Estava destinada só a ti. A partir de agora tens a sorte do teu lado."

"- É claro que tenho a certeza. Está na sala das traseiras a jogar snooker. Mas, ouve! Quero informar-te de que ele tem uma fotografia da tua ex-mulher."

"O homem sorriu, os olhos de ambos encontraram-se, foi uma das poucas ocasiões da sua vida em que Beth se sentiu incapaz de encontrar palavras.
Não tinha muito a ver com a maneira como ele a olhava. Por mais maluca que a ideia parecesse, ele olhava-a como se a tivesse reconhecido."

Personagens
  • Logan Thibault
  • Elizabeth Green
  • Keith Clayton
  • Ben
  • Nana
  • Victor
Excerto
Podes ler aqui um excerto do livro.

Adaptação

A minha opinião no Goodreads: Um homem com sorte

4*

Sem comentários:

Enviar um comentário