Um momento inesquecível

Título original: A walk to remember
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 155
Preço: 9,99€
Editora: Editorial Presença

"Sublime e mágico, o mistério inesperado de haver agora um mundo onde antes era o nada; e o mesmo inesperado mistério do irromper pujante, do primeiro amor. Eram longínquas as afinidades que os poderiam aproximar. Ele, o filho de uma família tradicional, a tentar aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, lhe proporciona antes do ingresso na universidade. Ela, filha do Pastor, está longe de ser a adolescente típica, anda sempre acompanhada de uma Bíblia, e passa os verões no Campo da Igreja. Mas o amor é clarividente, capaz de ver alianças nas mais gritantes disparidades e, aos dezassete anos, Landon e Jamie apaixonam-se. Um livro tocante, sobre a descoberta da natureza mais profunda da beleza, da alegria e da generosidade, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do primeiro amor."

Opinião
 Este livro conta a história de dois jovens, Landon e Jamie. Filho de um homem influente, Landon é indisciplinado e rebelde, enquanto que Jamie é exatamente ao contrário, uma vez que é filha do pastor da cidade. Quando as aulas começam, Landon decide inscrever-se nas aulas de teatro e candidatar-se a presidente da associação de estudantes. Contra todas as espectativas, Landon acaba por ganhar a corrida à associação. Quando chega à altura do baile de início do ano letivo, Landon vê-se com um problema: precisa de convidar uma rapariga para o acompanhar mas todas dizem que não. A sua última hipótese é convidar Jamie, que como é incapaz de ser indelicada com ninguém acaba por aceitar.

Deste simples encontro nasce uma amizade. Jamie acaba por pedir um favor a Landon, ao pedir para ele desempenhar o papel principal na peça de natal enquanto que ele vai ser a outra protagonista. Há medida que os ensaios decorrem, Landon e Jamie começam a aproximar-se cada vez mais e a partilhar as suas histórias e os seus desejos para o futuro. O sentimento que os une vai crescendo, mas a vida e o destino acabam por traí-los.

Este é o tipo de livro que temos de partir para a leitura sem qualquer expectativa. Sinto que podia ter disfrutado muito mais da leitura se não tivesse já lido algumas opinião a dizer que este livro é muito bom e tal. O livro é realmente muito bom, mas confesso que estava à espera de mais. A história está bem construída, mas o final deixa-nos completamente arrasados.

Um livro que apesar de não me ter "enchido as medidas" como estava à espera, não posse deixar de admitir que tem uma mensagem muito forte e que nos faz realmente pensar sobre o que importa na nossa vida.
Citações
"Claro, pus logo de parte esse pensamento, mas quando olhou em volta da sala, ela parou e sorriu para mim, obviamente contente por ver que eu fazia parte da turma. Só mais tarde é que eu viria a descobrir a verdadeira razão desse sorriso."

"Passei o resto da tarde debatendo os prós e os contras do meu dilema. Acreditem, vacilei durante algum tempo, mas, no fim, a escolha era evidente, até para mim. Tinha de pedir a Jamie para ir ao baile comigo, e dei voltas ao quarto a pensar na melhor maneira de o fazer."

"- Adoraria - disse ela, por fim. - Com uma condição.
Eu preparei-me, esperando não ser alguma coisa demasiado horrível.
- Sim?
- Tens de prometer que não te vais apaixonar por mim."

"- Quero casar-me - disse baixinho. - E quando casar, quero que o meu pai me leve até ao altar ao longo da nave da igreja e quero que toda a gente que conheço esteja lá. Quero a igreja a abarrotar de pessoas.
- Só isso? - Embora não fosse adverso à ideia de me casar, parecia-me algo absurdo desejar isso como o objetivo da minha vida."
Personagens
  • Landon Carter
  • Jamie Sullivan
  • Hegbert Sullivan
  • Eric
  • Margaret
Excerto
Aos dezassete anos, a minha vida mudou para sempre.
Sei que há pessoas que se interrogam quando digo isto. Olham-me de modo estranho como se a tentar perceber o que poderia ter acontecido nessa altura, embora raramente me dê ao trabalho de explicar. Porque vivi aqui a maior parte da minha vida, não acho que tenha de fazê-lo, a não ser à minha maneira, e isso levaria mais tempo do que a maioria das pessoas está disposta a conceder-me. A minha história não pode ser resumida em duas ou três fases; não pode ser apresentada sinteticamente de modo que as pessoas compreendam de imediato. Apesar de já terem passado quarenta anos, os que ainda aqui vivem e que me conheceram naquele ano aceitam sem perguntas a minha falta de explicação. De certa maneira, a minha história é também a história deles, pois foi uma coisa pela qual todos passaram.
Porém, foi comigo que tudo se passou mais de perto.
Adaptação

A minha opinião no Goodreads: Um momento inesquecível

4*

Comentários