terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Uma promessa para toda a vida

Título original: A bend in the road
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 345
Preço: 15,90€
Editora: Asa

"Para Miles Ryan, o mundo desabou no dia em que a sua mulher morreu. Missy fora o seu primeiro amor, a companheira de todos os momentos, a carinhosa mãe de Jonah, o filho de ambos. Juntos, tinham uma vida de sonho. Mas uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Foi atropelada numa rua perto de casa.
As investigações da polícia nada revelaram. Dois anos depois, Miles ainda se culpa por não ter descoberto o autor do crime e Jonah, já com sete anos, vive numa imensa solidão. Mas há uma luz no seu caminho: Sarah, uma nova professora que entende a sua perda e não desiste perante as dificuldades. Ela própria está ainda a recuperar de um divórcio que a feriu de morte. Decidida a ajudar o menino, Sarah reúne-se com Miles. Desde simples encontro nascerá uma verdadeira paixão. Contra todas as expectativas, eles amam e riem de novo.
Mas um grande segredo paira sobre o casal. Um segredo que os obrigará a questionar tudo aquilo em que acreditavam... e a fazer a escolha que mudará as suas vidas para sempre."


Opinião
Quando Miles perde a sua mulher, Missy, o mundo deixa de fazer sentido. Ele amava-a mais do que tudo e a sua perda faz com que altere o seu modo de vida, pois passados dois anos ainda não recuperou completamente e continua à procura do culpado do acidente que a vitimizou. Por outro lado temos Sarah, uma professora que se mudou para a cidade de Miles para se tentar refazer de um divórcio que a magoou muito. É então que estes dois se conhecem. Sarah é a professora de Jonah, o filho de Miles. O menino tem dificuldades na escola, porque a antiga professora não exigiu muito dele por ter perdido a mãe. Jonah adora a professora e este facto faz com que a relação de Sarah e Miles cresça.

É um livro de fácil leitura. Ao longo da história somos confrontados com uma espécie de cartas do assassino de Missy que nos fazem ficar curiosos acerca de quem se trata. As personagens estão bem construídas e os protagonistas vêm acompanhados por um passado complicado que os atormenta. No entanto, vemos como o facto de se terem um ao outro os faz tentar ultrapassar os seus problemas. Sem falar no momento em que descobrimos quem matou Missy, em que ficamos completamente de boca aberta com a revelação.

Um bom livro como Nicholas Sparks já nos habituou

Citações
"Quando Miles estava a meio de uma página, Jonah de repente ergueu os olhos para o pai. - Tens saudades da mãe?
Miles pousou o livro sobre a cama e passou um braço em volta do filho. Há meses que ele não falava espontaneamente de Missy."

"«Hoje o Jonah treinou ortografia e saiu-se muito bem», dizia ela, por exemplo, e o que devia ele responder? Que bom, por falar em ortografia, enrola os cabelos na toalha depois do banho?"

"Lembro-me, no entanto, de que as palavras não me reconfortaram. Só conseguia pensar que Missy Ryan não devia ter morrido."

"A relação progrediu tão depressa, que parecia um sonho."

"- Procurei em todo o lado - respondeu Harris, ensonado. - Na casa dele, na casa da mãe, nos sítios que ele costuma frequentar. Fui a todos os bares e lojas de bebidas do condado. Ele desapareceu."

Personagens
  • Miles Ryan
  • Sarah
  • Jonah Ryan
  • Missy Ryan
  • Brian
Excerto
Clique aqui para ler um excerto do livro

A minha opinião no Goodreads: Uma promessa para toda a vida
4*

Sem comentários:

Enviar um comentário