sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O diário da nossa paixão

Titulo original: The notebook
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 158
Preço: 12,99€
Editora: Editorial Presença

"Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo. Uma história que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Mas pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, das palavras que lhe lê, pela ternura... e o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, das memórias perdidas e, por instantes, ela volta para ele. Apesar da doença. No caderno está escrita a história de um simples rapaz sulista e de uma rapariga destinada a brilhar na alta sociedade. A história de uma primeira paixão, clara como uma manhã orvalhada. Afastados depois pelas implacáveis exigências das diferenças sociais. Catorze anos mais tarde, reencontram-se. Ele é um sobrevivente da guerra e ela está a poucos dias de tornar-se a mulher de outro homem. Mas terá o amor poder suficiente para os unir, desta vez? Um livro surpreendente e arrebatador, delicado e comovente como há muito já não se encontrava na literatura das últimas décadas."


Opinião
A história começa num lar de idosos, onde um homem de idade avançada luta contra as dificuldade do dia-a-dia para cumprir a sua tarefa: ler para uma mulher que não sabe quem ele é nem onde está. Uma história sobre um jovem, Noah, e uma jovem, Allie. Estes dois conheceram numa feira de uma pequena cidade da Carolina do Norte e a paixão que sente um pelo outro é inevitável. Mas as suas condições sociais ditam desde logo que não poderão ficar juntos. Catorze anos depois voltam a encontrar-se e a paixão renasce. Resta saber se desta vez é forte o suficiente para os juntar.

Já li muitos romances de Nicholas Sparks, alguns adorei, outros apenas gostei, mas em todos tive o mesmo sentimento que não consigo explicar. Como se a história fosse tão perfeita e ao mesmo tempo tão cruel. Em "O diário da nossa paixão" não foi diferente. E provavelmente foi por isso que apenas lhe dei quatro estrelas.

É um livro relativamente pequeno e de fácil leitura. Para quem gosta de romances mesmo românticos este é um livro ideal. Para além de nos transportar para o maravilhoso tempo dos anos 40.

Recomendo este livro para todos aqueles que acreditam na força do amor.

Citações
"Assim, uma vez mais, tal como faço todos os dias, começo a ler o livro de apontamentos em voz alta, de maneira que ela o possa ouvir, na esperança de que o milagre que veio a dominar a minha vida possa prevalecer de novo."

"Allison Nelson, vinte e nove anos de idade e comprometida, uma pessoa da alta sociedade, à procura de respostas que precisava de conhecer, e Noah Calhoun, o sonhador, trinta e um anos, visitado pelo fantasma que acabara por dominar a sua vida."

"No entanto, a emoção continuava apesar dos seus esforços e, por um breve momento, sentiu-se de novo com quinze anos. Sentiu-se como não se sentia há muito tempo, como se todos os seus sonhos se pudessem ainda tornar realidade.
Sentiu-se como se, finalmente, tivesse chagado a casa."

"Tenho a certeza de que pensas que eu não compreendo o que estás a passar, mas compreendo. Acontece que às vezes o nosso futuro é ditado por aquilo que somos, e não por aquilo que queremos."

Personagens
  • Noah Calhoun
  • Allison Nelson
  • Lon
  • Mãe da Allie
  • Fin
  • Janice
Excerto
Lê aqui um excerto deste livro

Adaptação


A minha opinião no Goodreads: O diário da nossa paixão
4*

Sem comentários:

Enviar um comentário