sexta-feira, 17 de junho de 2016

Uma escolha por amor

Título original: The choice
Autor: Nicholas Sparks
Nº de páginas: 251
Editora: Editorial Presença

"A vida parece quase perfeita a Travis Parker, um veterenário de uma pequena cidade costeira da Carolina do Norte que a sorte presenteou com uma profissão gratificante, bons amigos e uma casa com jardim à beira mar. Os dias sucedem-se a um ritmo aprazível, pautado por passeios de barco e barbecue com os amigos de sempre. Nada fazia prever que alguém pudesse vir desinstalá-lo do seu quotidiano confortável, mas o destino consegue ser imprevisível, e um dia Travis conhece a sua nova vizinha, Gabby Holland. O primeiro encontro não podia ser menos auspicioso, mas o amor move-se pelos caminhos mais improváveis, e a paixão entre os dois torna-se inevitável. No entanto, para Travis, este romance reserva uma escolha difícil, talvez a mais difícil que um homem apaixonado pode ter de fazer... afinal, até onde podemos ir em nome do verdadeiro amor? Nicholas Sparks continua a ser o contador de histórias mais acarinhado pelo público norte-americano e um dos autores de ficção mais vendidos em todo o mundo. Uma escolha por amor faz-nos compreender, uma vez mais, porquê."

Opinião
Confesso que o que me levou verdadeiramente a ler este livro nesta altura, não foi a história, ou o autor, mas sim o facto de o filme estar prestes a sair. Como tinha curiosidade em ver o filme, e prefiro ver as adaptações depois de ler os livros, portanto tomei a decisão de abraçar esta leitura. (Ainda não vi o filme na mesma, vamos esperar agora pelas férias, pode ser que tenha vontade.)

Tudo começa quando Gabby Holland se muda para a casa ao lado de Travis Parker. Os dois apenas travam contacto quando Gabby descobre que a sua cadela está grávida e pensa que a culpa é do cão de Travis. Como devem imaginar, este primeiro encontro não corre da melhor maneira, mas os dois acabam por travar uma bonita amizade, com a ajuda dos amigos de Travis e da irmã, que até podia dar em romance, não fosse o facto de Gabby estar comprometida. Gabby tem então de tomar a decisão de ficar com o seu namorado e casar com ele, ou escolher Travis, um homem que conheceu há pouco tempo mas por quem nutre um enorme sentimento.


Passam-se vários anos, e é óbvio para nós qual foi a escolha de Gabby. O casal tem agora duas filhas e um enorme problema: Gabby sofreu um acidente e encontra-se em coma num hospital há três meses. Travis tem então de decidir se desliga as máquinas e apaga a vida da mulher para sempre, ou se a mantém agarrada à vida por mais tempo.


Este é o típico romance a que Nicholas Sparks já nos habituou. Está dividido em duas partes, e a primeira é uma história simples sobre um homem e uma mulher que se apaixonam. A segunda parte é que é novidade, pois passa-se depois de Gabby ter o acidente. Aqui vemos um Travis desesperado e sem saber o que fazer para ajudar a sua mulher. Está desesperado e perdido.


Uma das coisas que também gostei foi o facto dos animais terem uma importância especial neste livro. Se não fossem eles, o primeiro encontro entre Gabby e Travis não tinha tido tanta piada.


Este livro faz-nos refletir acerca da vulnerabilidade da vida. Num dia está tudo bem, mas no outro dia tudo pode mudar. Também nos fala sobre o direito que temos em decidir a vida de alguém. Sobre a escolha se alguém deve viver ou morrer.

Adaptação
4*

Sem comentários:

Enviar um comentário