quarta-feira, 13 de julho de 2016

Safira (O amor atravessa todos os tempos #2)

Título original: Saphirblau
Autor: Kerstin Gier
Nº de páginas: 289
Editora: Contraponto
Coleção: O amor atravessa todos os tempos

"Será que descobrir o verdadeiro amor é mais complicado do que viajar no tempo?
Gwen sente-se confusa... Gideon, o seu companheiro de viagens no tempo, está a dar com ela em doida: primeiro beija-a apaixonadamente e depois ignora-a. Mas ninguém disse que o amor nas viagens era fácil! Felizmente, Gwen tem Leslie, a sua melhor amiga; James, o fantasma; e Xemerius, uma gárgula muito irreverente, para a ajudarem com os altos e baixos amorosos... e também para a ensinarem a comportar-se como uma verdadeira dama do século XVIII.
Desde que Gwen se tornou a última viajante no tempo, os seus objetivos passaram a ser: ir a uma soirée no ano de 1782, salvar o mundo e, mais do que tudo não dar nas vistas. Desta forma, por agora só tem de aprender a dançar o minueto (o que não é nada fácil), enquanto decide o que sente pelo rapaz dos seus sonhos (o que também não é nada fácil).

Opinião
O final abrupto do primeiro livro, as emoções e as espectativas estavam em alta nesta continuação. E não desiludiu.

Depois do encontro inesperado entre Gwen, Gideon, Lucy e Paul, as dúvidas e as incertezas são mais do que nunca. Gwen não sabe em quem confiar, em quem acreditar, a quem pedir ajuda. Lucy pede-lhe que fale com o avô, mas o avô morreu há alguns anos. Sem saber em quem contar, Gwen vê-se ainda a braços com mais um problema: o Conde de Saint Germain pede a sua presença num baile e numa soirré do século XVIII. Mas Gwen não está preparada para este tipo de evento, por isso vai ter de ter aulas extraordinárias com a prima Charlotte para aprender a dançar o Minueto.

Não vou revelar mais nada acerca deste livro, porque acho que cada um deve ter uma experiência única com esta leitura, para além do que é um livro que ganha imenso com as reviravoltas improváveis e surpreendentes que nos fazem não querer largar esta história.

No que toca às personagens, vamos ver algumas alterações nos seus comportamentos relativamente ao primeiro livro. Apesar da personalidade forte de Gwen, esta é tratada como um brinquedo pela sociedade, sem saber nem perceber nada do que se passa à sua volta. Mas neste livro, ela vai começar a fazer as suas próprias investigações e a desvendar alguns enigmas. Quando a Gideon, a sua arrogância vai diminuir e vamos poder assistir a alguns momentos ternurentos entre ele e Gwen.

Vamos ter personagens novas, entre elas Raphael, o irmão mais novo de Gideon, e Xemerius, uma gárgula muito divertida e que vai ajudar Gwen na sua demanda.

Esta é realmente uma leitura muito divertida e emocionante, que nos deixa completamente agarrados. O final, mais uma vez, faz-nos querer correr até à livraria mais próxima para comprar a continuação (que infelizmente não podemos fazer porque foi cancelada...).

Esta é uma leitura que eu recomendo a todos os que queiram passar um bom bocado com uma história emocionante e divertida. 

Adaptação
5*

Sem comentários:

Enviar um comentário