Chama-se a Pérola do Atlântico pela sua beleza natural e maravilhas escondidas. A Ilha da Madeira faz parte do Arquipélago com o mesmo nome, que é constituído por 4 ilhas, Madeira, Porto Santo, as Ilhas Selvagens e as Ilhas Desertas. A sua capital é a cidade do Funchal, mas é principalmente pelas paisagens naturais que a ilha é conhecida.
O que ver?
Umas das principais atrações turísticas do Funchal é o teleférico que liga a cidade ao Monte. Durante a viagem é possível ter uma vista panorâmica do Funchal, observando as ruas da cidade, assim como o oceano ao fundo.
Teleférico Funchal-Monte
Ao chegar ao Monte é possível efetuar a famosa descida nos cestos de Madeira, uma viagem muito divertida, assim como visitar o Jardim Botânico e a Igreja de Nossa Senhora do Monte.
Igreja de Nossa Senhora do Monte
Já na cidade do Funchal, uma das paragens obrigatórias é o Mercado, onde podemos encontrar alguns dos produtos regionais e característicos da zona. Uma das coisas que se encontram são bancas com frutas pouco comuns, como pêra meloa, um bocado exóticas para quem vem do continente. Também podemos encontrar as famosas bananas da Madeira, assim como outros produtos regionais.
Mercado do Funchal
A marina do Funchal é também um bom local a visitar, com a oportunidade de tomar alguma coisa num dos barcos que funcionam como café. Visitar esta zona na hora do pôr do sol é sem dúvida uma experiência magnífica.
Marina do Funchal
E porque a Madeira não é só a cidade do Funchal, faz todo o sentido visitar outros locais da ilha. Curral das Freiras é uma pequena aldeia localizada no meio da Serra e um excelente ponto de partida. O Miradouro do Curral das Freiras tem uma vista sobre esta pequena localidade, para além de permitir observar toda a serra.
Curral das Freiras
Outro local digno de visitar é sem dúvida o Cabo Girão, que permite ter uma vista do Funchal e do Oceano Atlântico magnífica, do alto dos seus quase 600m de altura.
Cabo Girão
Na ponto oeste da ilha, localiza-se Porto Moniz. Esta vila tem alguns tesourinhos da natureza dignos de ser visitados, nomeadamente as piscinas naturais formadas pelas rochas, assim como o ilheu.
Piscinas naturais de Porto Moniz
Mas o principal símbolo turístico da Madeira está localizado em Santana e consistem em pequenas casas de forma triangular e com telhados de colmo. Atualmente, estas casinhas já não são habitadas, mas é possível entrar no seu interior.
Casinhas típicas de Santana
Por fim, a minha última sugestão consiste em subir ao cimo do Pico do Areeiro, o segundo ponto mais alto da ilha. Para os mais corajosos, aconselho continuar o caminho e ir até ao Pico Ruivo, a montanha mais alta da Madeira, e a terceira maior de Portugal. No entanto, o caminho só é acessível a pé, por isso para os mais preguiçosos terão de se ficar pelo Pico do Areeiro.
Pico do Areeiro
O que comer e beber?
- Bolo do Caco
- Sopa de tomate e cebola
- Bifes de atum
- Espetadas
- Banana da Madeira
- Poncha
Como se deslocar?
Uma vez que a maioria dos turistas opta por se instalar no Funchal, a melhor opção será alugar um carro para se poderem deslocar pela ilha.
O que não podes mesmo perder?
- O passeio dos cestos
- Ver as flores características da Madeira
- Tomar banho no Atlântico ou nas piscinas naturais ou nas praias de areia negra
- Provar o bolo do caco e a Poncha
Estas são apenas algumas sugestões com base na viagem que fiz à Madeira. Esta ilha tem muito para oferecer e tenho a certeza que vão ficar apaixonados por cada cantinho deste paraíso do Atlântico.
Comentários
Enviar um comentário